Seminário em Santos aborda a chegada da Indústria 4.0 nos setores de Logística, Transporte e Porto

Realizado na ACS (Associação Comercial de Santos), encontro irá debater estratégias sobre a importância do tema para o desenvolvimento tecnológico das corporações, especialmente nos setores de Logística, Transporte e Porto. O público-alvo será formado pelos tomadores e formadores de opinião destes segmentos, como diretores e gerentes de operação, logística, TI e segurança. Já estão confirmadas as participações das principais autoridades portuárias, além de executivos das associações que representam terminais e recintos logísticos do Porto de Santos. Leia mais abaixo:

Com a evolução dos sistemas informatizados, a tecnologia passa a ser prioridade nos governos e setores privados, especialmente no maior complexo portuário da América Latina, o Porto de Santos. Neste sentido, o comércio exterior, instituições financeiras, governos e empresas de vários segmentos são considerados setores sensíveis ou interessados em ações que evitem paralisações e prejuízos em suas operações. Como destaques deste cenário estão os terminais portuários, recintos alfandegados e órgãos governamentais que são peças chave na movimentação da economia nacional. Com a intenção de criar conhecimento sobre a INDÚSTRIA 4.0, empresas e especialistas participam de um importante seminário em Santos/SP.

Com o tema “LOGÍSTICA & PORTOS 4.0”, o seminário terá palestras, apresentações e sessão de relacionamento e network empresarial, possibilitando que especialistas, clientes e fornecedores possam debater os pontos estratégicos deste cenário na economia brasileira. E foi na intenção de criar maior conhecimento sobre os aspectos desta temática que o evento foi organizado, reunindo as expertises acadêmicas, técnicas e consultivas de seus idealizadores. Disseminar informações e ferramentas apropriadas nesta área será o foco principal do encontro. A organização é da empresa ConsulData Comunicação de Dados, além do apoio institucional de parceiros, clientes e fornecedores.

INFORMAÇÕES SOBRE O SEMINÁRIO:

  • Data: 14/09/2018.
  • Horário: das 8h00 às 18h30.
  • Ambientes: Auditório e Salão 2º Piso.
  • Local: ACS - Associação Comercial de Santos.
  • Endereço: Rua XV de novembro, 137 - Centro Histórico.
  • Lista de espera online no site: consuldata.com.br/seminario.
  • Informações: comercial@consuldata.com.br | (13) 2101-6522.

* O evento é gratuito e as vagas são limitadas para profissionais do setor. Estamos com as inscrições esgotadas, mas abrimos uma lista de espera caso seja possível novas participações. Inscrições realizadas em lista de espera apenas via formulário eletrônico. Agradecemos seu interesse e participação. Assista o vídeo oficial logo abaixo:

Programação e Conteúdo:

08:00hs às 09:00hs – CREDENCIAMENTO E CAFÉ DA MANHÃ | EXPOSIÇÃO DE TECNOLOGIAS 2º PISO.

Estande de fabricantes com as mais novas tecnologias para o setor de Logística e Portos.

09:00hs às 09:15hs – ABERTURA:

- Luís Carlos Tenório Marcondes – CEO – ConsulData. Leia o perfil.
- Angelino Caputo – Diretor Executivo – ABTRA. Leia o perfil.
- Luiz Alberto Campos de Lima – CEO – Riversoft. Leia o perfil.

09:15hs às 10:00hs - BLOCKCHAIN EM PORTO | TECNOLOGIAS DISRUPTIVAS:

Palestra 1 – “Blockchain a revolução: A máquina de confiança”.
Marcio Campos de Lima – Riversoft Blockchain Initiative. Leia o perfil.

Palestra 2 – “Blockchain na Logística: Caso de sucesso IBM/MAERSK.
Carlos Lessandro Rischioto – IBM Blockchain – Convidado especial da ABTRA. Leia o perfil.

* A Blockchain está entre as tecnologias disruptivas citadas com o potencial de transformar setores da economia, agregando rastreabilidade, controle de transações e registro de ativos. O seminário abordará questões técnicas envolvendo a tecnologia por trás da Blockchain, enfatizando os benefícios e os caminhos para transformar os negócios no setor de Logística e Portos, trazendo em primeira mão ao Porto de Santos, o caso de sucesso da Blockchain IBM/Maersk e o projeto Riversoft Blockchain Initiative, que reúne parceiros estratégicos na construção de uma nova plataforma de produtos e serviços com o uso da tecnologia Blockchain para intercâmbio, rastreamento e segurança digital das informações nos segmentos Financeiro e de Serviços.

10:00hs às 10:45hs – VIRTUALIZAÇÃO DA REDE | SDN | CLOUD COMPUTING:

Palestra 3 – “SDN: Estado da arte e aplicações na indústria 4.0”.
Prof. Dr. Cesar Marcondes – ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). Leia o perfil.

Palestra 4 – “O papel do Data Center na indústria 4.0”.
Oldery Carlos Silva – CDT Data Centers. Leia o perfil.

* Sem rede, sem comunicação, telecomunicações como infraestrutura essencial do mundo conectado. O que o futuro nos reserva? Casas e cidades inteligentes, carros autônomos, viagens espaciais, órgãos humanos em 3D, uma expectativa de mais de 50 bilhões de ativos trocando dados nos próximos anos. Tecnologias como o SDN (Software Defined Network) e o NFV (Network Functions Virtualization) aparecem como alternativas para ampliar o poder das redes de comunicação, permitindo maior sofisticação de plataformas baseadas em nuvens computacionais, características fundamentais para um mundo que caminha para prestação de serviços. O seminário abordará questões técnicas, de pesquisa e de infraestrutura de Data Center necessárias para suprir com qualidade, disponibilidade e alta velocidade as demandas que estão por vir, procurando orientar os segmentos da indústria neste momento de transformação.

10:45:hs às 11:00hs – COFFEE BREAK | EXPOSIÇÃO DE TECNOLOGIAS 2º PISO:

Estande de fabricantes com as mais novas tecnologias para o setor de Logística e Portos.

11:00hs às 12:15hs – INTEGRAÇÃO NA ERA 4.0 | SISTEMAS | SENSORES | INFRA | INTELIGÊNCIA:

Painel 1 – “Diálogo com especialistas do setor de tecnologia”.

Moderadores:

- Guilherme Passos de Souza – COO ConsulData. Leia o perfil.
- Reginaldo Oliveira – ConsulData. Leia o perfil.
- Prof. Dr. Luis Fernandez Lopez – ANSP. Leia o perfil.

Fabricantes: AXIS | DIGIFORT | DIGICON | FURUKAWA | MARINO | ACURA | QUANERGY.

12:15hs às 13:15hs – ALMOÇO.

Programação Livre.

13:15hs às 14:00hs – EXPOSIÇÃO DE TECNOLOGIAS 2º PISO.

Estande de fabricantes com as mais novas tecnologias para o setor de Logística e Portos.

14:00hs às 14:45hs – IoT (INTERNET DAS COISAS) | RFID | BEACONS:

Palestra 5 – “RFID E BEACONS: 50 Bilhões de dispositivos conectados até 2020’.
Eng. Edson Perin – RFID JOURNAL – Convidado especial da ACURA. Leia o perfil.

* Diferente da Internet tradicional, cujo objetivo é fornecer os mais variados serviços para usuários, a “Internet das Coisas” vem com o propósito de interligar ativos, sensores e outros dispositivos inteligentes, visando ampliar a captação de dados operacionais e proporcionar monitoramento e ações remotas em tempo real. No setor de Logística e Portos essa transformação iniciou-se com o uso massivo de tecnologias como o RFID e o OCR, que identificam mercadorias e maquinários, ampliando a rastreabilidade e o controle da operação. Mais especificamente em Portos brasileiros, observamos ganhos operacionais utilizando essas tecnologias na automação dos procedimentos de gate e no processo de embarque e desembarque de navios. Com a chegada dos Beacons, dispositivos conectados à rede IP e que prometem mais recursos, o horizonte é mais uma vez ampliado. O seminário abordará questões de tecnologia, benefícios operacionais, de rastreabilidade e de integridade como fatores de segurança para a diminuição de riscos para o negócio.

Palestra 6 – “Reflexos da Logística Tecnológica nos Seguros de Transportes”.
Ricardo Labatut – R Labatut Corretora de Seguros – Convidado especial da RealTrackinG. Leia o perfil.

14:45hs às 15:30hs – AUTOMAÇÃO EM PORTOS | COMPONENTES | PROJETO | SIMULAÇÃO:

Palestra 7 – “Engenharia em Portos: Projeto, gestão e o uso da tecnologia como diferencial”.
Eng. Marcos Roberto Cardoso – ConsulData. Leia o perfil.

Palestra 8 – “Aplicação de ferramentas de simulação, emulação e realidade virtual em terminais portuários”.
Msc. Eng. Guilherme Soares de Sá Peixoto – PortPlan/TBA. Leia o perfil.

* Nos últimos anos os terminais portuários vêm passando por um período de fortes transformações. O cenário de aumento de competitividade, consolidação de armadores e serviços, aumento do tamanho dos navios e suas consignações resulta em constante pressão por adequação de custos operacionais, maior confiabilidade e melhor desempenho nas operações. A busca por fazer mais com menos recursos virou a meta a ser atingida para sobrevivência nesta nova era. Com isso, para atingir este objetivo os terminais necessitam viram suas atenções par a otimização dos processos operacionais, não simplesmente cortar custos, mas encontrar um equilíbrio positivo entre menor custo e maior produtividade pela aplicação de sistemas integrados, ferramentas e aplicativos avançados que procuram a otimização de suas rotinas operacionais pela aplicação de novas tecnologias e soluções inovadoras. Neste espaço serão abordadas questões de projeto e as principais soluções disponíveis no mercado visando a otimização operacional de terminais, principalmente pela aplicação de simulação, emulação e realidade virtual.

15:30hs às 15:45hs – COFFEE BREAK | EXPOSIÇÃO DE TECNOLOGIAS 2º PISO:

Estande de fabricantes com as mais novas tecnologias para o setor de Logística e Portos.

15:45hs às 16:30hs – INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | CIBER-FÍSICOS | BIG DATA | ANALYTICS:

Palestra 9 – “Como a Logística 4.0 e a Inteligência Artificial podem alavancar seu negócio.”
Luis Arthur Bogiano – TOTVS. Leia o perfil.

Palestra 10 – “Aplicação de Sistemas Ciber-Físicos no setor portuário”.
Vander Serra de Abreu – IPortSolutions. Leia o perfil.

* A quarta revolução industrial é pautada por tecnologias disruptivas, quebras de paradigmas e mudanças de comportamento. Conhecer os impactos desta transformação passa a ser uma questão de sobrevivência, entender as tecnologias um diferencial competitivo e antecipar-se ao futuro a oportunidade de fazer o novo. Este espaço apresentará os pilares tecnológicos da indústria 4.0, e como tais inovações podem contribuir na redução dos custos logísticos por meio da otimização operacional, simplificação de processos e segurança da informação com o apoio de uma plataforma de produtividade para crescimento da receita. Encerrando o ciclo de palestras, teremos apresentação de como esses diversos conceitos e tecnologias podem transformar e automatizar os Portos na integração completa entre homem, equipamentos e sistemas, levando em conta características locais, nacionais e globais de gestão administrativa, de risco e compliance.

16:30hs às 17:45hs – MODERNIZAÇÃO DO PORTO DE SANTOS:

Painel 2 – “Diálogo com autoridades, associações e comunidade acadêmica”.

Moderador: Marcelino Silva – ConsulData.

Representantes já confirmados:

- Martin Aron – Presidente – ABTTC.
- Angelino Caputo – Diretor Executivo – ABTRA.
- Ricardo Molitzas – Gerente Executivo – SOPESP.
- Fernanda Rumblesperger - Diretora Executiva - ABTL.
- Prefeitura de Santos (secretarias de Governo e Assuntos Portuários).
- Capitão de Fragata Marcelo Adahir - Capitania dos Portos de São Paulo.
- Guilherme da Costa Silva - Chefe da Unidade Regional de São Paulo - ANTAQ.

17:45hs às 18:30hs – CONVIDADO ESPECIAL:

“A Importância da Inteligência Artificial para seu negócio, produtividade e felicidade”.
Christian Barbosa – Palestrante internacional e especialista em gestão de tempo. Leia o perfil.

ENCERRAMENTO – HAPPY HOUR:
Das 18:30hs às 21:00hs – Salão de Festas Anexo.

APOIO E PATROCÍNIO:

O Seminário Logística & Portos 4.0 é organizado pela ConsulData Comunicação de Dados. O patrocínio é das empresas Riversoft, iPortSolutions, RealTracking, Axis CommunicationsAcura, Digicon, Digifort, Klint Distribuidor Autorizado Furukawa, QuanergyTOTVS, PortPlan e Marino. O apoio institucional é da ACS (Associação Comercial de Santos), ABTRA (Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados), ABTTC (Associação Brasileira dos Terminais Retroportuários e das Empresas Transportadoras de Contêineres), ABTL (Associação Brasileira dos Terminais de Líquidos), SOPESP (Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo), ANSP (an Academic Network at São Paulo) e Prefeitura Municipal de Santos.

- INSCRIÇÕES ONLINE AQUI | LEIA O PERFIL DOS PALESTRANTES -

 

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone