ConsulData celebra os 30 anos de fundação da ABTRA e participa de evento comemorativo em Brasília

Empresa foi representada por Luís Carlos Tenório Marcondes (à esq.) e Guilherme Passos de Souza (à dir.), respectivamente Diretor Presidente, e Diretor de Operações e Estratégias. Ao centro, o anfitrião Bayard Umbuzeiro, Presidente da ABTRA

Por Marcelino Silva - marcelino@mscommidia.com.br.
Fotos e vídeos: Divulgação ABTRA.

A ConsulData participou das celebrações dos 30 anos de atuação da ABTRA (Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados), em 5 de novembro, em evento realizado em Brasília/DF. Além de Luís Carlos Tenório Marcondes, Diretor-Presidente; e de Guilherme Passos de Souza, Diretor de Operações e Estratégias da empresa santista, a cerimônia contou com as participações de autoridades, empresários, entidades de classe, fornecedores, prestadores de serviços e profissionais da cadeia de comércio exterior, logística e portos. Destaca-se também a presença dos anfitriões. Angelino Caputo e Oliveira, Diretor-Executivo; e Bayard Freitas Umbuzeiro Filho, Presidente do Conselho de Administração da ABTRA.

Tenório ressalta a parceria tecnológica e o respeito institucional que marcam uma convivência de décadas entre ABTRA e ConsulData. “Acima de tudo, nossa relação se deu pela cooperação e desenvolvimento de soluções tecnológicas eficazes para o Porto de Santos, o maior da América Latina. Depois de anos de convivência técnica, operacional e administrativa, deixamos um legado que acabou influenciando positivamente em formatos semelhantes para outros portos brasileiros. Esta parceria vai além da prestação de serviços, pois ensinamos e aprendemos diariamente com a coragem, o arrojo e a capacidade de inovação da ABTRA. Estes desafios nos motivam e alimentam uma amizade cada vez maior”.

Segundo a ABTRA, o evento registrou a presença de 105 autoridades, associados e parceiros, que contribuíram para abrilhantar a solenidade e garantir o ambiente acolhedor. Passos enfatizou a importância deste ambiente para que novos projetos surjam de forma customizada para o complexo portuário nacional. “Como Diretor de Operações e Estratégias da ConsulData, me sinto honrado em participar deste encontro. Além de rever amigos e profissionais, foi possível trocar ideias sobre tecnologia, legislações e um futuro que já começou a transformar o segmento portuário. Hoje, o nosso desafio é nos manter em contato diário com a ABTRA e prover soluções que transformem as operações de seus associados”.

Carta de Bayard Umbuzeiro

“Em nome da ABTRA, iniciamos a solenidade, em conjunto com o nosso diretor-executivo Angelino Caputo, e que contou também com os discursos das seguintes autoridades: Marcelo Sampaio, secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura; Diogo Piloni, secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários; Mario Povia, Diretor-Geral da ANTAQ; Fernando Augusto Pereira Mendes, secretário-adjunto de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura; Alexandre Zambrano, da Receita Federal do Brasil e gerente do Programa Portal Único de Comércio Exterior; João Ortega Terra, assessor-chefe de Assuntos Institucionais da ANVISA; Danilo de Morais Veras, diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação da Autoridade Portuária de Santos; e senador Wellington Fagundes.

Dentre outras autoridades presentes, destacamos a presença de superintendentes, secretários e assessores da ANTAQ, MINISTÉRIO DA INFRAESTRUTURA, SECRETARIA DO PPI, SNPTA e VIGIAGRO, e de executivos da ABAC, ABIQUIM, ABRATEC, ABTL, ABTP, AEB, ANDMAP, AEAS, CENTRONAVE, FENAMAR, FENOP, FRENLOGI, IBL, IBRAM, SDAS, SINDISAN E SYNDARMA. Também participaram do evento empresários e executivos das associadas BANDEIRANTES / DEICMAR, BTP, CEREAL SUL TERMINAL MARÍTIMO / TERMINAL 12 A, DP WORLD SANTOS, ECOPORTO SANTOS / TERMARES, FIBRIA, LOCALFRIO / SUATA, MARIMEX, RISHIS, ROCHA TERMINAIS, SANTOS BRASIL, TEV PORTO DE SANTOS, TRANSBRASA e WILSON SONS / EADI STO. ANDRÉ. 

PORTO DE SANTOS, PORTO DE VITÓRIA e SCPAR PORTO DE IMBTUBA marcaram presença, assim como os parceiros da CONSULDATA, DZETA, GALLOTTI ADV, INFORMA/INTERMODAL, NAVARRO PRADO ADV, PBL, PIACENTINI, PIQUET CARNEIRO ADV, RUY DE MELLO MILLER ADV, UNA / SANTOS EXPORT e ZERO TREZE INNOVATION. Além das autoridades que discursaram, foram homenageados o dr. Ronaldo Forte, primeiro presidente-executivo da ABTRA (in memoriam), os diretores Adalberto Tokarski e Francisval Mendes, e os conselheiros, ex-presidentes e antigos diretores da ABTRA Antonio Carlos Fonseca Cristiano, Antonio Carlos Sepúlveda, Bayard Umbuzeiro Neto, José Roberto Campos, José Roberto Mesquita e Luiz Cláudio de Araújo Simões.

Impossibilitados de comparecer, gravaram depoimentos em vídeo o delegado da Alfândega da Receita Federal do Brasil do Porto de Santos, Cleiton Simões, e os ex-presidentes da ABTRA Agnes Barbeito, Armindo Adegas e Luis Augusto Ópice. Enviaram ainda saudações à ABTRA os ministros de Estado Paulo Guedes, Tarcísio de Freitas e  Tereza Cristina; José Antonio Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Carmen Lúcia e Luiz Fux, do STF; ministro Aroldo Cedraz, do TCU; conselheiros Maurcio Oscar Bandeira Maia e Paula Farani de Azevedo Silveira, do Cade; e os secretários Martha Seillier (PPI), Natália Marcassa de Souza e Dino Antunes Dias Batista (MINFRA), Marcos Troyjo (Comércio Exterior) e Jairo Misson Cordeiro (Cade).

Trechos desses discursos, depoimentos e outras imagens podem ser conferidos no álbum de fotos, novo portal da ABTRA, no canal ABTRA no YouTube e no LinkedIn. Registramos uma vez mais o agradecimento a presença de todos os que nos honraram com sua presença, aumentando a nossa alegria nesse importante marco da história da ABTRA. E seguimos em frente! Cordiais saudações”,

Bayard Freitas Umbuzeiro Filho.

Fonte: ABTRA.

Depoimento de Angelino Caputo

“A ABTRA tem uma trajetória vitoriosa desde a sua criação, em 1989. Criada inicialmente no Porto de Santos para consolidar o conceito do retroporto como área de apoio às operações portuárias, aliviando as áreas próximas aos cais para novos embarques e desembarques, sem comprometer o controle aduaneiro das cargas ainda não nacionalizadas, a entidade evoluiu ao longo dos seus 30 anos de existência, assumindo relevância em nível nacional como entidade que atua em defesa das instalações portuárias que possuem recintos alfandegados, atuando sempre como  parceira dos órgãos anuentes do comércio exterior.

Mais recentemente, com o advento do AFC – Acordo de Facilitação do Comércio, criado na reunião interministerial dos países membros da OMC ocorrida em Bali, em 2013, a ABTRA vem apoiando seus associados nas necessárias adaptações de seus modelos de negócio, bem como contribuindo com o governo na implantação do Portal Único do Comércio Exterior. A ABTRA é um grande time e o segredo do seu sucesso é o envolvimento e participação efetiva dos colaboradores e associados, quer seja nas Assembleias Gerais, no Conselho de Administração e no Conselho Fiscal, quer seja nos grupos de trabalhos, onde são encaminhadas as necessidades dessa coletividade para a melhoria da eficiência operacional de cada um dos associados, bem como das soluções de TI que apoiam essas operações.

Essa vivência em comunidade também favorece a relação institucional com os órgãos governamentais, pois é possível consolidar o interesse coletivo do setor e apoiar, sob o ponto de vista privado, o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro. No final todos ganham experiência e aprimoram seus respectivos exercícios profissionais. Para o futuro nosso planejamento estratégico direciona a consolidação das parcerias com os órgãos anuentes, assumindo maior importância no processamento dos sistemas informatizados que suportam a logística do comércio exterior brasileiro.

Também vemos potencial para ampliação do número de associados, atuando em todos os estados do Brasil, bem como a representação institucional de recintos alfandegados que não sejam somente instalações portuárias, como, por exemplo, terminais aeroportuários e pontos aduaneiros próximos às fronteiras terrestres. Além disso, a ABTRA quer se consolidar como a entidade que promove a inovação tecnológica para o setor portuário, orquestrando as necessidades reais de seus associados com a comunidade científica, as empresas fornecedoras de soluções de TI, o meio acadêmico e as entidades que atuam na incubação e aceleração de empresas inovadoras”.

Fonte: Santos Export.

Veja as fotos do evento na galeria abaixo:

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone