Construção de Data Center

3_cdt_engenharia_construcao_dcO Data Center é uma infraestrutura civil e tecnológica, que segue rigorosos padrões de instalação e segurança, visando um ambiente controlado para o armazenamento de ativos e sistemas TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação). Em específico no caso de Data Centers, a qualidade dos serviços por ele prestados podem ser medidos e classificados. Segundo a norma ANSI/TIA/EIA-942 (Telecommunications Infrastructure Standard for Datacenters) publicada pelaTIA (Telecommunications Industry Association)os Data Centers estão classificados em diferentes níveis de segurança e disponibilidade, tais níveis são conhecidos como tiers e classificados em quatro patamares. Originalmente os tiers foram definidos pelo Uptime Institute, uma entidade americana fundada em 1993, focada em pesquisas para melhorias em Data Centers, oferece consultoria, certificações e congressos no segmento.

O tier I contem especificações de construção e operação para Data Centers que pretendem oferecer serviços em um ambiente básico, controlado, porém não garantido. O último tier, de número IV, possui as especificações mais exigentes, com infraestrutura redundante visando garantir a resiliência dos equipamentos e sistemas hospedados em seu interior. Todos os aspectos técnicos nos âmbitos de arquitetura, comunicação, elétrica e mecânica estão incorporados a norma. Com base no tamanho do empreendimento, criticidade de operação e normas técnicas em vigor, à ConsulData desenvolve projetos de Data Centers e Salas Cofres.

Características:

  • Especificações para infraestrutura civil, elétrica, tecnológica, refrigeração, controles, CFTV, Controle de Acesso e sistema de monitoramento.
  • Elaboração de Plano de Operação.
  • Preparação de ambientes para certificação.