ConsulData promove de forma pioneira evento sobre segurança cibernética no cenário portuário

Evento debateu as estratégias do Brasil em cibersegurança para conscientizar os gestores de negócios sobre a Infraestrutura Sensível - Portos

Por Marcelino Silva – marcelino@mscommidia.com.br.
Fotos: Marcelino Silva / MSCom Mídia – www.mscommidia.com.br.

Encontro lotou o auditório da ACS

Encontro lotou o auditório da ACS

Com o avanço tecnológico e a evolução dos sistemas cibernéticos, a Segurança da Informação passa a ser prioridade nos governos e setores privados de todos os níveis, especialmente no maior complexo portuário da América Latina. De forma pioneira no Porto de Santos/SP, a ConsulData e o CyberShield, com o apoio da ABTRA (Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados), realizaram um dos mais importantes eventos do ano, visando o aumento da Segurança da Informação na atividade portuária e no comércio exterior. Com o tema “SEGURANÇA CIBERNÉTICA NO CENÁRIO PORTUÁRIO”, o seminário debateu os pontos sensíveis destes setores por especialistas em cibersegurança. Veja as fotos no fim!

Neste sentido, o complexo portuário santista e as empresas nele atuantes são considerados “Infraestrutura Sensível Nacional” e devem adotar ações que evitem paralisações ou prejuízos na operação de suas atividades. Como destaques neste cenário estão os terminais portuários, recintos alfandegados e órgãos do governo, que são peças chave na atividade portuária como um todo. E foi na intenção de criar maior conhecimento sobre os aspectos da Segurança da Informação que este pioneiro encontro foi organizado, reunindo as expertises institucionais, técnicas e consultivas da ConsulData e do “Ecossistema CyberShield”. Disseminar informações e ferramentas apropriadas nesta área foi o principal objetivo do evento.

Para Luis Carlos Tenório Marcondes, CEO da ConsulData, um ataque cibernético traria inúmeros prejuízos ao cais santista. "Uma invasão deste tipo prejudicaria as atividades de forma incalculável, causaria filas de caminhões, entre outras perdas relacionadas às finanças, operações e segurança dos terminais. As potencialidades de um ataque foram mostradas aos gestores durante o evento. Nosso objetivo é que eles tomem conhecimento sobre Infraestrutura Sensível - Portos, pois ela é parte integrante das políticas de segurança nacional e internacional dos governos e dos maiores players do comércio mundial. De forma pioneira, trouxemos este debate para a cidade de Santos com muito prazer", conclui o executivo.

Segundo Luiz Silva, palestrante e integrante do Ecossistema CyberShield, os ataques cibernéticos causam grandes desfalques na economia mundial. "A cada ano, estas ações ocasionam bilhões de dólares de prejuízos, por meio de invasões, roubos e fraudes em geral. Um sistema eficaz de bloqueio e profissionais capacitados para evitar os ataques é fundamental neste processo. Não é simples impedir invasões, mas se a empresa estiver preparada é possível conter os danos. Proteção nos equipamentos, homologação de aplicativos e um teste de invasão são os primeiros passos de uma série de medidas que aconselhamos. Este evento irá colaborar para o conhecimento deste cenário no Porto de Santos", finaliza.

Porto de Santos foi um dos temas do seminário

Porto de Santos foi um dos temas do seminário

Durante os painéis apresentados, os participantes conheceram as experiências, estudo de casos e mecanismos que permitem a defesa de ataques cibernéticos nas corporações, sejam eles visíveis ou invisíveis. De forma complementar, estas informações irão permitir a adoção de políticas, estratégias e programas de repressão aos ataques virtuais, fomentando a prevenção nos setores públicos e privados. Os painéis foram apresentados por especialistas e acadêmicos do Governo Federal, laboratórios universitários e empresas do setor de “Segurança Cibernética”. O público presente foi formado por profissionais de TI, executivos e diretores de empresas, além de autoridades das Forças Armadas do Brasil.

Conteúdo apresentado:

  • Abertura: “Apoiando a disseminação de tecnologias para o setor portuário”.

- Boas Vindas: Luis Carlos Tenório Marcondes | CEO da ConsulData.

  • Painel 1: “Segurança da Informação em infraestrutura sensível - Porto”.

- Palestrante: Major Luciano de Oliveira | CDCIBER do Exército.

  • Painel 2: “A evolução dos ataques e prejuízos no mundo corporativo”.

- Palestrante: Prof. Dr. Adriano Cansian | UNESP - Universidade Estadual Paulista. Laboratório ACME! de Pesquisa em Cibersegurança.

  • Painel 3: “Casos reais e ferramentas e serviços para apoio à SI das empresas”.

- Palestrante: Eduardo Bernuy Lopes | Redbelt (CyberShield).

  • Encerramento: “Segurança da Informação - disseminação e capacitação no cenário portuário”.

- Exposição: Luiz Silva | CyberShield Defesa Cibernética.

  • 18h30 - Término e coquetel de relacionamento.

Serviço – Evento “SEGURANÇA CIBERNÉTICA NO CENÁRIO PORTUÁRIO”:

  • Status: evento realizado.
  • Data: 28/10/2014 - terça-feira.
  • Horário: 15h30.
  • Local: Associação Comercial de Santos – Auditório.
  • Rua XV de Novembro, 137 - Centro Histórico | Santos/SP.

ConsulData - Fundada em 1991, se consagra como uma das principais integradoras tecnológicas do Brasil. Atua fortemente na prestação de serviços para a cadeia de petróleo e gás (possui CRCC próprio), recintos alfandegados e terminais portuários, contribuindo para a modernização do Porto de Santos/SP, o maior da América Latina. É instaladora credenciada Furukawa Solution Provider Gold, oferecendo garantia estendida nos produtos instalados. Também possuí representação técnica e comercial de importantes marcas e produtos mundiais, como a Trend Micro, Riversoft, Microsof, Mandic, Digifort, Dell (Partner Direct Registred), Linux, LPC Latina, Gtt, FMacedo, CyberShield, Cisco, Axis, iBox Services, entre outras. Mais informações no www.consuldata.com.br ou comercial@consuldata.com.br.

Veja as fotos desta reportagem na galeria abaixo.
Fotos: Marcelino Silva / MSCom Mídia – www.mscommidia.com.br.

 

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone