ConsulData é aprovada e conclui com êxito obra da Petrobras Distribuidora em Pernambuco

Projeto garantiu maior agilidade operacional e eficiência no carregamento de combustíveis do TEAPE, terminal localizado no município pernambucano de Ipojuca

Por Marcelino Silva – marcelino@mscommidia.com.br.
Fotos: Marcelino Silva / MSCom Mídia – www.mscommidia.com.br.

Guilherme (à dir.) e a equipe da BR Distribuidora no Terminal de Suape

Guilherme (à dir.) e a equipe da BR Distribuidora em Suape

Fundada há mais de duas décadas, a ConsulData se coloca como uma das pioneiras para fornecer tecnologia ao setor de Petróleo e Gás, algo desafiador para algumas empresas brasileiras, principalmente na Baixada Santista. Seja pelas exigências ou novidades que esta indústria introduz, parte do empresariado ainda não encontrou o formato ideal para fornecer à cadeia. O segmento é tão complexo ao ponto de demandar serviços e produtos variados. No caso da UO-BS (Unidade de Operações da Bacia de Santos), a contratação vai desde empresas com alto nível de capacitação profissional a materiais de higiene pessoal.

Atenta ao setor, a ConsulData traçou estratégia para obtenção do CRCC (Certificado de Registro e Classificação Cadastral) da Petrobras. O trabalho incluiu profissional focado na conquista do registro e participação em eventos da petrolífera na Região. O preenchimento de dados no Portal de Fornecedores de Bens e Serviços da companhia, a obtenção de documentos em órgãos públicos e a reorganização contábil também foram fundamentais. Curiosamente, a empresa acabou realizando os primeiros serviços longe de São Paulo, proporcionando agilidade operacional à Petrobras Distribuidora em Pernambuco.

O diretor técnico da ConsulData, Guilherme Passos de Souza, fala da importância desta conquista para uma empresa local. “Nascemos e atuamos na Baixada Santista, mas atendemos serviços em todo o Brasil. O CRCC, sendo um cadastro nacional, nos permitirá tais oportunidades junto ao Grupo Petrobras. A obra que acabamos de entregar em Ipojuca (PE), no Terminal de Suape (TEAPE), é um bom exemplo. Fornecemos serviços de redes e infraestrutura em TI por meio de fibras ópticas, switches e cabeamento dos melhores fabricantes, propiciando 15 anos de garantia nos produtos certificados da marca Furukawa”.

Desafio - Batizado de “Projeto de Comunicação de Dados para Presets Eletrônicos”, o serviço no Nordeste exigiu planejamento de uma nova logística operacional por parte da empresa santista, conforme explica seu diretor. “Colocamos técnicos e equipamentos trabalhando longe de casa. Foram quatro meses de dedicação, entre licitação, engenharia, execução e documentação da obra. A união da nossa equipe, o apoio dos colaboradores do TEAPE e o estabelecimento de parcerias em Pernambuco foram fundamentais. O termo de aceite do cliente comprova que finalizamos o desafio com qualidade”.

A empresa possui o próprio CRCC emitido pela Petrobras

A empresa possui o próprio CRCC emitido pela Petrobras

O diretor da ConsulData ainda comenta o principal benefício proporcionado por este trabalho. “O projeto trouxe um ganho de produtividade significativo para o terminal. O tempo que um caminhoneiro gastava para acessar o sistema e fazer o carregamento era de 40 segundos. Agora, a média é de 10 segundos. Considerando três compartimentos por carreta, a economia atual chega a 90 segundos por composição. Com isso, o complexo do TEAPE ampliou sua agilidade operacional. Esperamos que a nossa empresa possa fornecer soluções em outros empreendimentos da Companhia”.

Para atender a Petrobras no Nordeste, a empresa santista venceu licitação nacional via Petronect (Portal Eletrônico de Licitações da Petrobras). Segundo o diretor, a vitória traz orgulho e aumenta a responsabilidade do trabalho. “Existe uma cadeia que presta suporte às operações de petro&gás no País. Essas empresas também precisam de bons fornecedores. Por outro lado, temos que atender as unidades do setor aqui na Baixada Santista. Isso inclui a UO-BS e a RPBC (Refinaria Presidente Bernardes - Cubatão). Ser fornecedor local também é um desafio profissional para nós”, conclui o diretor.

ConsulData - Fundada em 1991, se consagra como uma das principais integradoras tecnológicas do Estado de São Paulo. Atua fortemente na prestação de serviços para recintos alfandegados e terminais portuários, contribuindo para a modernização do Porto de Santos, o maior da América Latina. É instaladora Furukawa Solution Provider Gold, propiciando 15 anos de garantia nos produtos instalados. Também possui representação técnica e comercial de importantes marcas e produtos mundiais, como a Dell (Partner Direct Registred), Digifort, Trend Micro, Módulo GRC, Riversoft, Microsof, Mandic, entre outras.

Para atender os exigentes setores de Petróleo & Gás, Portuário, Naval e Offshore, ela está certificada pela Petrobras (CRCC próprio). Também faz parte da Associação Comercial de Santos (ACS), atuando como sócia da Câmara Setorial de Tecnologia da Informação. Ainda integra o Projeto Sebrae-SP de Fortalecimento do Setor de TI&C na Baixada Santista/SP, fomentando o desenvolvimento tecnológico local, e possui o selo de Empresa Cidadã, emitido pelo Rotary International (Rotary Club Santos - Oeste). Mais informações estão disponíveis no www.consuldata.com.br ou comercial@consuldata.com.br.

.

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone